Sobre: Plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios contábeis como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). No módulo permite também a vinculação das contas bancárias com a criação da descrição do plano de contas de maneira que facilite a identificação posteriormente.
- No menu inicial selecione Financeiro > Contábil > Tabelas > Plano de Contas.
- Em seguida selecione a opção “Novo” para prosseguir para a tela de cadastro.
- No campo conta principal, clique na seta para baixo para acionar a lista suspensa e então selecione a conta principal que se adeque a nova conta que está sendo cadastrada.
- Preencha o campo descrição, informando a descrição do plano de conta de maneira que facilite a identificação do mesmo posteriormente.
OBSERVAÇÃO: Em situações que a conta cadastrada estiver relacionada com a conta bancária na opção “Banco”: Selecione o banco para o plano de contas.
No campo conta corrente, clique na seta para baixo para selecionar a conta corrente para o plano de contas.
- Acaso necessário, no campo apresentar fluxo de caixa, selecione a opção para que o plano de contas seja apresentado no fluxo de caixa.
IMPORTANTE: Após preencher os campos obrigatórios corretamente, clique no botão “GRAVAR”. Os campos em vermelho são necessários para que o cadastramento seja efetivo.


