Sobre: Plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios contábeis como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). No módulo permite também a vinculação das contas bancárias com a criação da descrição do plano de contas de maneira que facilite a identificação posteriormente. 


- No menu inicial selecione Financeiro > Contábil > Tabelas > Plano de Contas.


Interface gráfica do usuário 
Descrição gerada automaticamente


Em seguida selecione a opção “Novo” para prosseguir para a tela de cadastro.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente


- No campo conta principal, clique na seta para baixo para acionar a lista suspensa e então selecione a conta principal que se adeque a nova conta que está sendo cadastrada.  


- Preencha o campo descrição, informando a descrição do plano de conta de maneira que facilite a identificação do mesmo posteriormente. 


OBSERVAÇÃO: Em situações que a conta cadastrada estiver relacionada com a conta bancária na opção “Banco”: Selecione o banco para o plano de contas.


  • No campo conta corrente, clique na seta para baixo para selecionar a conta corrente para o plano de contas. 

    - Acaso necessário, no campo apresentar fluxo de caixa, selecione a opção para que o plano de contas seja apresentado no fluxo de caixa.


Interface gráfica do usuário, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente


IMPORTANTE: Após preencher os campos obrigatórios corretamente, clique no botão “GRAVAR”. Os campos em vermelho são necessários para que o cadastramento seja efetivo.